Roma [passeios] Coliseu


ver roteiros de passeios em Roma

O gigantesco estádio construído há 1900 anos é a marca registrada de Roma. Situado junto ao Fórum Romano, a enorme construção de forma elíptica dá a dimensão de uma civilização que se organizava. O Coliseu foi o placo perfeito para oferecer o lado da ação na expressão “pão e circo”. Parece que também jogavam pão para os torcedores. Depois de dois milhares de anos, a civilização não mudou muito nessa área.

Tem muita fila na entrada. Custa 12 euros. Os cambistas vendem visitas guiadas que são mais caras (cerca de 25 euros), mas permitem que você fure a fila. É um golpe institucionalizado. Pelo menos, a espera na fila dá pra tirar fotos interessantes. Para os consumistas, no terceiro andar, há uma lojinha para comprar lembranças: camisetas por 23 euros, chaveiros etc.

É fundamental visitá-lo e deixar-se levar pela imaginação do que os humanos estavam aprontando com jogos e gladiadores se matando para o prazer do público. O chão da arena não existe mais. Assim, odemos ver como eram as instalações internas do estádio.

Do alto do Coliseu é bom lugar para ter uma vista do monumento vizinho, o Arco de Constantino.

Também permite uma boa vista da área vizinha: o Fórum Romano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *