El Calafate [passeios] Torres del Paine

Ir ao parque das Torres del Paine é passeio recomendado para todas as idades. Fica no Chile, mas o acesso pode ser feito a partir de El Calafate. O passeio de um dia a partir de El Calafate permite visitar esta bela região. Há um passeio que sai muito cedo, lá pelas cinco horas de manhã. Peguei um mais em conta, com saída 8h. A estrada a ser percorrida toma uma três horas, mas o caminhão adaptado para ônibus é muito confortável. A paisagem maravilhosa e as paradas para visitar pontos turísticos não deixam a viagem ficar monótona. Tivemos sorte de não pegar chuva no dia, mas as nuvens, como vocês podem ver nas fotos, ocultaram os picos mais altos que desenham a visão clássica das montanhas del Paine.

A beira do Lago Sarmiento, é possível apreciar criaturas minúsculas (trombolitos) que residem por ali há centenas de milhões de anos. Quem pode imagianr quanto tempo é isso? Entendi que estes seres sobreviveram ao encontro do asteróide com a Terra, 60 milhões de anos atrás, quando os dinossauros foram tirados de cena. Os pequenos e resistentes seres merecem apreciação respeitosa.

Mas as criaturas que chamam mesmo a atenção são as maiores. Os guanacos e condores fazem a festa dos apreciadores da fauna. O guanaco é o mais fácil de encontrar. É um pequeno camelo dos Andes encontrado em grupos na beira da estrada.

A viagem continua com uma sucessão de belos lagos e pequenas cachoeiras com vistas belíssimas.

As torres se mostraram timidamente, quando as nuvens nos concederam uma pequena visão de seu imponente perfil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *