Los Angeles [EUA] Museus: Getty Center

A primeira indicação é o Getty Center. Sua localização no alto de uma das colinas da cidade o recomenda para uma visita ao pôr do sol para apreciar a vista da cidade do alto.

O museu é grátis, mas o estacionamento custa 15 dólares. Pega-se um trenzinho para ir do estacionamento ao museu. O conjunto de prédios do Centro é de encher os olhos.

A coleção de impressionistas é espetacular. Fiz uma conta por alto (quer dizer, por baixo), na sala em que eu estava, parecia haver cerca de um bilhão de dólares em quadros. Tinha Van Gogh, Cézanne, Manet, Rafael, uma festa. Não sei como deixam aqueles quadros sem proteção. Vai que aparece um maluco. Huum… Talvez os quadros não sejam verdadeiros.

As exposições temporárias completam a graça do lugar. Imperdível. Tinha fotografias de Mapplethorpe, que a cidade está festejando neste ano.

O quadro abaixo Irises (Flor-de-Lis), 1889, de Van Gogg, que ele pintou já na temporada no asilo onde se auto-internou em Saint Rémy, é dos que chamam atenção. Suas cópias vendem que nem panqueca na loja do museu.

A beleza das escadas permite alguma pretensão na foto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *