Provence [Informações]

Informações sobre a região:

A Provence foi “descoberta” para o grande público através de um livro, curiosamente escrito por um inglês, Peter Mayle. Trata-se do famoso “Um Ano na -Provence“. É leitura fundamental para quem vai se aventurar por aquelas bandas. O livro dedica um capítulo a cada mês do ano, descrevendo as peculiaridades de cada mês. Mayle comenta os restaurantes da região e a relação do francês com sua cachaça, o pastis, que pode atingir níveis de teor alcoólico de inimagináveis 60%. O autor também explora o humor dos operários franceses conduzindo uma obra e descreve a famosa caça às trufas, a iguaria que se valoriza desde que sai do solo francês e pode acabar por produzir um prato especial em restaurantes finos do Rio custando a bagatela de R$300! O humor perplexo de um inglês frente à beleza, virtudes e exotismos dos franceses, torna o livro uma delícia. Mayle aproveitou o filão e escreveu vários outros livros sobre a Provence.

Provence

Para preparar a viagem, fiz a inevitável pesquisa no sábio Google. Por sinal, é impressionante como avança a tal globalização. Existe uma quantidade imensa de sites em Português com dicas, ofertas de hotéis, trocas de casas, excursões etc. Tem tanto que fica difícil achar aqueles sites que realmente nos ajudam.

Um site chamou atenção: o Provence&Beyond. É bom. Bem organizado, traz informações sobre todas as cidades da região. Podemos usá-lo para checar as dicas, ver fotos básicas das cidades e saber um pouco sobre a história dos lugares. Vale como referência geral.

Também é destaque o site Gira Mundo. É em Português. Jorge Bernardes, que mantém o site, tem um papo excelente. Dá para ler mesmo que você não vá viajar. Suas recomendações reforçaram que eu passasse por Gordes e me apresentou Moustiers-Sainte-Marie, recomendação enfática de Jorge.

Usei o Michelin Green Guide: Provence (Michelin Green Guides) ou seja, o Guia Verde da Michelin para Provence. É uma fonte clássica, mas que continua funcionando. Serve para ler sobre os lugares e sua história. Também usei Le Guide du Routard (traduzindo: Guia do Mochileiro). Tenho simpatia por este guia. Já utilizei em viagens pela Índia e Nepal. Gosto do estilo. Eles oferecem as sugestões classificadas conforme a disponibilidade financeira do viajante. A distribuição dos hotéis e restaurantes numa classifição “barato (bom marché)”, “preço médio (prix moyens)”, “chic” e “trés chic” é simpática e permite que a gente calibre os gastos.

Google Maps é fonte interessante para ver estradas e distâncias entre as vilas a serem visitadas. Funciona bem para desenhar o caminho nos mapas da região de Provence. Recomendo baixar o mapa da região de Provence utilizando o recurso do Google Maps Offline. Com ele você tem os mapas à disposição no seu celular mesmo que não tenha um plano de dados funcionando. Uma característica de viagens pela Provence é você andar de uma cidadezinha para outra durante um dia de passeio. O recurso de “Como Chegar” do Google Maps é uma mão na roda. É só colocar a cidade de partida e onde você quer chegar e clicar o.k.: Voilá! Você tem um mapa com o traçado da viagem entre os dois pontos. Tudo com a boa funcionalidade dos produtos Google! Se tiver um celular ativado, o Waze resolve para saber os caminhos e ter a previsão do tempo de viagem.

3 thoughts on “Provence [Informações]”

  1. Não consegui comentar em todos os tópicos, mas amei tudo sobre Provence!
    Aproveitarei suas dicas para minha viagem de lua-de-mel…que pretendo fazer na França!
    Obrigada…adorei tudo!!
    Beijos!

    Respondendo: Obrigado Sabrina. Você escolheu bem o lugar para a lua-de-mel. Nos traga dicas de lá. Boa Viagem.

  2. `Pretendo ir para França no próximo ano,passando uns dias em Paris e outros na Provence. O que você me sugere:quantos das devo ficar na Provence ?tem aeroporto internacional nessa região pois queria ir primeiro para Provence e depois Paris?Se fosse você qual roteiro faria?Obrigada e aguardo resposta.

  3. Olá,
    Qual a melhor sugestão que você acha para o trecho BARCELONA-PROVENCE?

    Respondendo: Oi Ana. Não fiz esse trecho. Há o trem para atravessar os Pirineus e o oportunidade de visitar Bordeaux não deve ser desprezada. Boa viagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *