Pousada Alcobaça [Petrópolis]

Rua Agostinho Goulão, 298 (clique aqui para ver no mapa)
25730-050 – Corrêas – Petrópolis, RJ
Tel (24) 2221-1240 – Tel/Fax (24) 2221-3162
http://www.pousadadaalcobaca.com.br

A Pousada Alcobaça fica em Corrêas, no município de Petrópolis, a cerca de 1h30 do Rio. Veja no mapa como chegar (clique aqui).

A pousada fica numa mansão aristocrática que se adaptou perfeitamente para criar um recanto especial para passar o fim de semana na Serra. Os jardins bem cuidados, a decoração esmerada, com belos móveis em madeira nas áreas comuns e nos quartos, dão o tom da pousada. Seu famoso restaurante contribui para fazer da Alcobaça lugar procurado pelos turistas de fim de semana.

Os quartos são bons. As mansardas, com seus tetos em madeira inclinados, criam ambiente aconchegante, mas tomem cuidado os mais altos, o teto variando de altura pode gerar eventuais cabeçadas inconvenientes. O ar condicionado do quarto em que fiquei era um pouco barulhento. Os quartos variam na forma, alguns tem pequenas varandas outros se restringem a pequena janela. Ou seja, se você for dos mais exigentes, negocie com atenção o quarto em que vai ficar.

Alcobaça é para relaxar. Tem uma quadra de tênis, mas o forte do lugar é deixar passar o tempo, conversando, lendo e aproveitando seu excelente restaurante. A piscina fica em local amplo, acolhedor para uma leitura na sombra dos guarda-sóis ou para as crianças brincarem.

O restaurante de Dona Laura é reconhecido pela qualidade. Ela é autora de livro famoso de culinária: A Cozinha da Alcobaça. Vem muita gente de fora para tirar proveito de sua boa cozinha. O café da manhã é farto, com destaque para as torradas Petrópolis e panquequinhas feitas na hora para o freguês. Chamou atenção os pratos de camarão, seja aquele à bahiana ou ao catupiry. O restaurante passou no teste do ravioli ao molho de tomate e mangericão. Apesar da apresentação modesta, em um prato de sopa, a massa feita na casa, o recheio de queijo de cabra delicioso e o molho de tomate fresco formaram conjunto memorável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *