El Calafate [passeios] Mini-trekking Glaciar Perito Moreno

Por si só, o glaciar Perito Moreno justifica a ida a El Calafate. O glaciar é um rio de gelo que desce da cordilheira dos Andes para desembocar no lago Argentino. É um dos fenômenos mais espetaculares da natureza. Outros graciares existem pelo mundo afora. O destaque de Perito Moreno é que aquela massa gigantesca de gelo se move a impressionantes dois metros por dia! Esta velocidade é vertiginosa. Imaginem uma montanha de gelo que se move desse jeito escorregando num leito rochoso. Em contato com as águas do lago, o gelo das extremidades do glaciar vão derretendo, rachando, com um ruído grave, tombando sobre as águas, num espetáculo contínuo de transformação da natureza.

O passeio mini-treking é boa pedida. É o passeio fundamental para quem vai a El Calafate. A excursão da operadora Hielo & Aventura é feita em um dia, começando 9h e terminando por volta de 15h. Vai-se de ônibus de El Calafate até o porto Bajo de las Sombras, perto do glaciar. A viagem é de 75km e dura cerca de 1h 30min.

O barco nos leva numa travessia de 20 min, quando cruzamos o Brazo Ricco do lago Argentino. Desembarcamos no refúgio de onde partem as excursões para caminhar sobre a enorme massa de gelo.

Caminhamos por uma praia de pedra em direção ao glaciar.

Entra-se no glaciar, caminhando sobre o gelo. Uma experiência inesquecível. A excursão é bem organizada. Funciona com profissionalismo. Colocamos grampos nos sapatos para não escorregar no gelo. Os guias se posicionam para garantir segurança a eventuais escorregões dos turistas.

Quando retornamos da caminhada, podemos ver mais turistas que chegam para o passeio.

Ainda tem mais. Vamos de ônibus para o mirante, onde há uma cafeteria (!) e podemos olhar de perto o paredão do glaciar.

O retorno pela estrada que margeia o lago proporciona bela vista das águas azul claro do lago Argentino, cuja cor é produzida pelos sedimentos trazidos pelo glaciar.

3 thoughts on “El Calafate [passeios] Mini-trekking Glaciar Perito Moreno”

  1. Prezado Sr. Gustavo, Cheguei a este site por intermédio do Google, buscando informações a respeito da Provence, região para aonde alinhavo uma viagem para junho de 2012. Pretendo ficar 28 dias na França e, como vou por conta própria, tenho que me estruturar; não posso falhar. Aconteceu que, rapidinho, viajei da França para a Argentina quando vi informações a respeito de Calafate. A bem da verdade, a Internet em si já é uma viagem; o mouse, uma varinha de condão: mudamos de rumo como em um passe de mágica com apenas um clic. Fantástico! E toda esta história para lhe dizer que, repentinamente, descubro dicas valiosíssimas a respeito de Calafate, outra viagem que farei brevemente. Por isto, pergunto-lhe: qual a melhor época para visitar o Perito Moreno? Ouvi comentários de quem já fez este passeio que é impossível a caminhada sobre o gelo em determinados meses. Isto é verdadeiro? Ficarei no aguardo de seu comentário. Cumprimentos pelo excelente site e cordial abraço da… Marilia. Respondendo: Oi Marília. Fui lá em março. É boa época. A temperatura é agradável. Dá pra fazer os passeios em dias ensolarados. No alto inverno o frio é exagerado.

  2. OLÁ,
    GOSTARIA DE SAEBR SE PODE FAZER O MINITRECKING OU O BIG EM AGOSTO?

    Respondendo: Não sei. Será inverno, pode haver restrições. Veja nos sites das agências de turismo.

  3. Prezada Marilia,

    Temos uma programação para a Provence com saída em maio/2013.
    É um roteiro elaborado com muito cuidado e sairemos do Rio de Janeiro com
    um guia.

    Mesmo que esta programaçao nao seja de seu interesse, podemos montar uma programação sob medida para a senhora.

    Se quiser receber informações, soliciot gentileza enviar mensagem para myrthes@fittour.com.br ou ligar 21 2533.0306

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *