Monteriggioni [Italia]

voltar a artigo de viagem à Itália

Como declara o site oficial da cidade, “Monteriggioni atende perfeitamente como arquétipo da imagem mental que temos de uma fortaleza”. Vale uma visita ao site para confirmar a beleza da cidade e ver a foto aérea que não podemos fazer nós mesmos. Aqui, só mostraremos fotos feitas dentro de seus muros. A cidade é uma graça e merece uma passada por aqueles que estiverem circulando de carro na Toscana. No deslocamento entre Siena a San Gimignano, a passagem por Monteriggioni é inevitável e altamente recomendada (veja no mapa). Continue lendo “Monteriggioni [Italia]”

Veneza [Itália] Gran Canale, Piazza San Marco e passeio de gôndola

voltar a artigo de viagem à Itália

É difícil comentar Veneza. Não tem outras cidades para compararmos com ela. Não é exatamente uma cidade do nosso planeta. Seu design inusitado, com canais usados como ruas aquáticas, é encantador. Impressiona o efeito estético da combinação dos canais com os belíssimos prédios. Sua arquitetura hipnotiza, pelo menos a mim que sou viciado em observar as fachadas de prédios, janelas, portas, com seus desenhos geométricos coloridos ou não. Vi pouco das partes internas de Veneza, um enorme desperdício, se considerarmos a fortuna imensurável em obras de arte de suas galerias, igrejas, palácios e museus. Mas, só bater perna ou andar de barco por aquelas paragens é programa para “turista de passeios” nenhum botar defeito. Sou um deles.

Um roteiro singelo a propor para a visita a Veneza é pegar um vaporeto (barco) até a Piazza San Marco, visitá-la e fazer o clássico passeio de gôndola.

Continue lendo “Veneza [Itália] Gran Canale, Piazza San Marco e passeio de gôndola”

Florença roteiro 2 dias


voltar a artigo de viagem à Itália

Florença está entre as dez mais lindas cidades do mundo. A capital da Toscana é um show de arquitetura e suas galerias apresentam coleções imperdíveis de pinturas e esculturas. Numa visita à Itália, é indispensável passar por Florença.

Continue lendo “Florença roteiro 2 dias”

Siena [Itália]

voltar a artigo de viagem à Itália

Uma das mais belas cidades do mundo. Esta concorrente histórica com Florença guardou seu jeito pomposo (da Piazza del Campo) e a graça das ruelas de uma pequena cidade.

Se a grana permitir, recomendo um jantar ao cair da tarde (no verão, escurece depois das 21h) num dos restaurantes que circundam a ampla área da Piazza del Campo.

Outra visita fundamental na cidade é o Duomo, exemplo de arquitetura gótica. Uma caminhada rápida nos leva ao Duomo, esta maravilhosa igreja com mais de 800 anos. Nota sobre a foto abaixo. Os pontos pretos no céu são os pássaros que voam em bando sobre a cidade no fim da tarde. As mesas do bar da foto aparece no filme Cartas para Julieta, que, a propósito, mostra muitas paisagens da Toscana.

Aa grandeza e a beleza da fachada dessa catedral gótica impressionam.

Recomendo visitar ao interior da catedral. Com suas colunas com listras em preto e branco, pinturas maravilhosas, vitrais e desenhos feitos em mármore no piso, tem muita coisa para passarmos o tempo apreciando.

Montalcino [Itália]


voltar a artigo de viagem à Itália

Outra graça de cidade a ser visitada na Toscana. Dentro da proposta da viagem, de visitar principais cidades da Itália em 10 dias, a pedida é passar de carro por ela vindo de Roma para Siena.

Continue lendo “Montalcino [Itália]”

Montepulciano [Itália]

voltar a artigo de viagem à Itália

Montepulciano fica na Toscana, perto da famosa cidade de Siena. É uma bela representante das pequenas cidades da região. O site da cidade mostra a cidade encarapitada no alto do morro. A foto abaixo mostra o portão por onde entrei para passear nas ruas da cidade.

Montepulciano fica no caminho entre Roma e Siena, é boa opção de visita para quem viaja de carro entre as duas cidades. Continue lendo “Montepulciano [Itália]”

Roma [passeios] Piazza Campo dei Fiori


ver roteiros de passeios em Roma

O Campo das Flores é famoso pelas feiras que acontecem na região e pelas lojas que se espalham em torno da praça. Passear pelas ruas vizinhas é exercício de descobrir boas paisagens na cidade. Para chegar ao Campo dei Fiori, salta-se do ônibus (não tem estação de metrô perto) no Largo di Torre Argentina. Veja o caminho no mapa.

Continue lendo “Roma [passeios] Piazza Campo dei Fiori”

Roma [passeios] Coliseu


ver roteiros de passeios em Roma

O gigantesco estádio construído há 1900 anos é a marca registrada de Roma. Situado junto ao Fórum Romano, a enorme construção de forma elíptica dá a dimensão de uma civilização que se organizava. O Coliseu foi o placo perfeito para oferecer o lado da ação na expressão “pão e circo”. Parece que também jogavam pão para os torcedores. Depois de dois milhares de anos, a civilização não mudou muito nessa área.

Continue lendo “Roma [passeios] Coliseu”

Roma [passeios] Museu do Vaticano

ver roteiros de passeios em Roma

Localizado ao lado da Praça de São Pedro, é visita obrigatória, mesmo para os mais apressados como eu. Do museu, temos acesso à justificadamente famosa Capela Sistina. Imperdível. Preço da entrada: 15 euros. O museu não abre aos domingos. É melhor ir na parte da tarde quando as filas já diminuíram.

Logo ao entrar, vá ao jardim com vista para o domo da Catedral de São Pedro.

Continue lendo “Roma [passeios] Museu do Vaticano”