Paris [chegar e partir]

voltar ao índice Paris

de avião

Normalmente chega-se à França por Paris (óbvio, né?), pelo aeroporto Charles De Gaulle (CDG). O aeroporto está bonito. Para a gente, que sofre no finado Galeão Tom Jobim, dá para impressionar. Um táxi a partir do aeroporto para a cidade custa cerca de €50. Se for para regiões mais distantes, na “banlieu”, pode chegar a €100. Entrando no Google Maps, ele lhe oferece as estimativas de distância e os preços do Uber.  Continue reading “Paris [chegar e partir]”

Saint Michel [Paris]

voltar ao índice Paris

Saint Michel é bom lugar para bater perna em Paris. Visitar a praça do anjo, tirar a foto clássica junto à fonte e olhar em torno vendo o Rio Sena e a Igreja de Notredame é um dos momentos de emoção da viagem a Paris.

A fonte e a estátua do tão famoso anjo. Um ponto impreterível para o turista em Paris.

“saint

Junto da praça, o café Le Départ de Saint-Michel merece parada para um vinho. É lugar típico de turistas, na esquina do Boulevard Saint-Michel com o Rio Sena. Mas, convenhamos, nós somos o quê? Turistas!

“saint

Da mesa tem-se bela vista do Palácio da Justiça, do outro lado da Ponte Saint-Michel, iluminado pelo sol que se punha.

“saint

Boa dica é atravessar o Sena e visitar Sainte-Chapelle. Essa pequena igreja em estilo gótico, que fica escondida pela área do Palácio da Justiça, tem um dos maiores e mais belos conjuntos de vitrais. Um adulto paga 10 euros pelo tíquete da visita. É imperdível.

Rue Saint-Andrés de Arts

Há muitas ruas interessantes para explorar por ali. Um destaque é a Rue Saint-Andrés de Arts, que começa na praça do anjo Saint-Michel e é caminhada perfeita para explorar lojas e cafés.

Na Andrés des Arts, encontramos a loja da Taschen, que merece uma visita. A Taschen é famosa por seus livros de boa qualidade, com ênfase nas fotos. Você encontra esses livros em todas as livrarias do mundo, no entanto, Paris é das poucas cidades onde há uma loja da Taschen. As ofertas de livros em liquidação são excelentes e geram gastos inevitáveis.

“saint

Na esquina com Rue de Rennes, o Bar du Marché é pouso para tomar um café ou taça de vinho aproveitando o precioso sol do outono.

“saint

Enfim, a Rue Saint-Andrés de Arts é ponto obrigatório para se passar em Paris. O problema é que esta cidade tem pontos obrigatórios em demasia.

“saint

Uma última imagem de prédio iluminado na Praça de Saint-Michel, com a Lua fazendo de figurante à esquerda.

“saint

Ilha de Saint Louis [Paris]

Depois de caminhar até a Igreja de Notre Dame (não deixe de ver seu magnifico vitral circular no lado junto ao Sena), vale seguir para a Ile de Saint Louis. Veja o mapa da ilha junto a île de La Cité, onde fica Notre Dame.

Os cafés no começo da Rue Saint Louis, que atravessa a ilha, mais parece uma cidade cenográfica para preencher nossas fantasias sobre a cidade. Continue reading “Ilha de Saint Louis [Paris]”

Museu Rodin [Paris]

onde é | site oficial | voltar ao índice Paris

A coleção de esculturas do Museu Rodin é dos pontos mais interessantes a serem visitados na capital francesa. Em tempo: Aproveite e visite o Museu Rodin e o Museu D’Orsay no mesmo dia. Dá para ir andando de um para outro. Também se pode comprar o ingresso para os dois museus. Sai mais barato que comprar os ingressos em separado. Continue reading “Museu Rodin [Paris]”

Igreja de Notre Dame [Paris]

voltar ao índice Paris

Andar da Praça de Saint Michel em direção à Igreja de Notre Dame é dos passeios mais emocionantes do nosso planeta. Seguindo pela margem do Sena, assistimos a fachada da famosa igreja crescer conforme nos aproximamos. Aquela igreja começou a ser construída no século XII. Estamos falando de quase mil anos. Continue reading “Igreja de Notre Dame [Paris]”

Arco do Triunfo e Champs-Elysée [Paris]

voltar ao índice Paris

O Arco do Triunfo fica na Praça Charles De Gaulle, chamada Place D´Étoile – da estrela – porque a partir dali se estendem as grandes avenidas que definem a urbanização de Paris. O Arco é passagem inevitável para o turista. Vale a pena subir para ver a cidade do alto, em particular a grande reta da Av. Champs Elysée (clique aqui para ver o mapa) que atravessa a cidade do Museu do Louvre até La Defense.

champs elysée - foto polemikos

Continue reading “Arco do Triunfo e Champs-Elysée [Paris]”

Torre Eiffel [Paris]

voltar ao índice Paris

A Torre Eiffel é grandiosa. Suas curvas e estatura definiram o perfil de uma das cidades mais importantes do mundo. A vista do Trocadero, do outro lado do Sena, dá boa perspectiva da Torre. Seus trezentos metros de altura permitem apreciar a beleza da cidade lá embaixo. Não é possível visitar Paris sem ver e subir na Torre. Prefiro a plasticidade da estrutura em aço do que as vistas da cidade que temos lá de cima. A torre é perfeita em seu desenho e adaptação à cidade, ou é o contrário.

Paris roteiro 7 dias ou mais

Segue o roteiro em ordem de prioridade para visitar. Vale lembrar sempre da regra de aproveitar dias de bom tempo para andar nas ruas e dias de chuva ou muito frio, para ver os museus. Uma semana é pouco para fazer Paris. Mas dá pra começar a curtir a cidade. Temos certeza que nosso roteiro cobre as atrações top ten de Paris.Também temos post sobre a chegada e partida da cidade. Vejamos o roteiro:

paris - foto polemikos

dia 1: Torre Eiffel, Trocadero e passeio no Bateau Mouche pelo Sena. Pode-se reservar a subida na Torre pela internet. Vale a pena pelo tempo poupado na fila para pegar os elevadores. Depois de subir na torre, atravesse o Sena para conhecer Trocadero e ver a torre na perspectiva correta. Pra terminar, a recomendação é pegar o barco em frente à Torre Eiffel faltando uns 45 minutos para entardecer. É boa pedida tomar o barco que faz o trajeto até a Ilê de St. Louis e volta para a Torre Eiffel. Compre seu bilhete do Bateau Mouche antes de subir na torre, marcando para o final da tarde. É perfeito terminar o passeio de barco vendo Paris se acender, jantando com um bom vinho, até encontrar a Torre Eiffel no final.

dia 2: Saint Michel, Saint Germain e Notre Dame.
Em Saint Germain ir aos cafés Café de Flore e Les Deux-Magots. Lugares frequentados por celebridades de todos os tempos, como Simone de Beauvoir, Sartre etc. Os preços são um pouco salgados, mas vale a pena a visita.

Passear em Saint Michel é a síntese da visita a Paris. Bater pernas nas ruelas de Saint Michel é dos programas que mais gosto em Paris. Tenho simpatia especial pelas ruas de Buci e Andre des Arts, que termina na praça do anjo. Temos um post sobre os hotéis a região.

Da praça de Saint Michel, a caminhada até Notre Dame é prazer garantido. A igreja de quase mil anos é um espetáculo à parte.

dia 3: Louvre, Tuilleries e Pont Neuf (com direto a foto com beijo…), 

O Museu do Louvre pode tomar dias de um visitante meticuloso. Para os passantes em Paris, uma passada para ver a pequena e famosa Monalisa e os trófeus de conquistas trazidos do Egito é suficiente. O shopping construído sob a pirâmide da Praça do Louvre é boa opção para os menos cultos e mais consumidores.


Do lado do Museu, em particular se o dia for bonito, merece atenção o passeio pelos Jardins de Tuileries. É a perfeição do estilo de praça aberta e plana, com poucas árvores.

Depois, ali por perto, uma das pontes do Sena merece destaque. É a bela Pont Neuf. Seu desenho e a vista da cidade que ela proporciona, é emocionante. Siga o padrão do turista parisiense e imortalize seu beijo na ponte com uma foto.

dia 4: Champs Elisée e Arco do Triunfo
Passear na grande avenida de Paris é emocionante. Grandes lojas, incluindo lojas conceito de marcas de automóveis, ocupam bem o tempo do turista. No alto da avenida, o Arco do Triunfo dá toda a dimensão da Cidade Luz.


dia 5: Museu d´Orsay e Museu Rodin
É boa dupla de museus para os quais se pode comprar os ingressos casados. A caminhada entre os dois é pequena e oferece oportunidades de restaurantes para uma refeição entre as visitas. O Museu Rodin é muito simpático e interessante mesmo para os renitentes com visitas a museus. Seus jardins e o prédio já compensam a ida. As esculturas de Rodin são maravilhosas, mesmo para os pouco afeitos às artes. Pode ir sem medo.

O Museu d´Orsay localizado na antiga “gare” transformada em museu tem um interior diferente dos museus comuns, com muita iluminação externa, que dá uma sensação de espaço agradável ao visitante. A coleção de obras dos impressionistas é fantástica. É a oportunidade de ver ao vivo um sem número de quadros famosos que nos deparamos ao longo da vida.

dia 6: Ilê de Saint Louis e Beaubourg
A pequena ilha é estrategicamente situada junto a Cité. Também é opção de chegar ali depois de passar pela Igreja de Notre Dame. Caminhar Rue de Saint Louis que corta a ilha longitudinalmente é boa opção para ver pequenas lojas. O protocolo turístico recomenda tomar um sorvete na Berthllion.

Depois, uma caminhada leva ao Museu de Arte Moderna (Centro George-Pompidou), com sua arquitetura moderna que escandalizou os parisienses conservadores na época de sua construção. O restaurante e café no alto, no quinto andar, oferece bela vista dos terraços de Paris.

dia 7: Madeleine
A Igreja de Madeleine é bom ponto de partida para visitar outro lado da cidade. Ali por perto, encontramos a famosa (ou famosas) Galleries Lafayettes. Um lanche nos restaurantes da galeria resolve para os consumidores cansados. Se seu gosto for apurado e disponibilidade financeira também, uma visita, degustação e refeição na casa Lavinia (especializada em vinhos) são para serem lembradas.

dia 8: MontMartre
A igreja de Sacre Coeur, localizada no alto da colina, é local perfeito para uma vista panorâmica da cidade. O passeio de trenzinho que sai do lado da igreja, é boa pedida para um sightseen neste bairro, cheio de pintores e pousadas.

dia 9: Palácio de Versailles
Pegar o trem para visitar este maravilhoso palácio, síntese da grandeza dos Luíses. É passeio para todo um dia. Veja artigo sobre o Palácio.

Temos ainda alguns posts com dicas sobre:
como andar em Paris
comer e beber na cidade