Itália roteiro 10 dias: Roma, Siena, outras cidades menores da Toscana, Florença e Veneza

Se quiser, veja logo o artigo sobre cada cidade: Roma, Montepulciano, Montalcino, Siena, Monteriggioni, Florença, Veneza.

Apresentamos uma viagem à Itália, com duração de 10 dias, visitando Roma, Florença, outras cidades da Toscana e Veneza. Veja no mapa o trajeto geral da viagem. Na Toscana, visitamos Montepulciano, Montalcino, Monteriggioni, Siena e San Gimignano. Veja no mapa o percurso detalhado feito na região da Toscana.

Segue o roteiro de viagem sugerido:

dia 1, 2 e 3: Chegada a Roma. Dorme três noites em Roma. Veja o roteiro proposto para Roma no artigo específico para esta visita.
dia 4: Viagem de carro para Siena, passando por Montepulciano e Montalcino. Dorme em Siena.
dia 5: Monteriggioni, San Gimignano e Siena. Dorme em Siena.
dia 6: Viagem de carro para Florença. Chegando na cidade, visitar logo: Piazza del Duomo e Piazza de La Signoria. Dorme em Florença.
dia 7: Florença. Ver na cidade: Galleria Uffizi. Ponte Vecchio. Palácio Pitti. Piazzas della Repubblica e di Santa Maria Novella, com a igreja de mesmo nome. Dorme em Florença.
dia 8: Viagem de trem para Veneza. Ver na cidade no primeiro dia: Piazza do Duomo e Palácio San Marco. Dorme em Veneza.
dia 9: Veneza. Continuando os passeios: Palácio Ca’ d’Oro, Ponte Rialto e caminhada pelo bairro Dorsoduro. Dorme em Veneza.
dia 10: Último passeio pelas vielas e canais de Veneza. Partida de Veneza para Rio.

Com esta viagem dá para ter uma ideia das belezas da Itália. A partir dessa primeira investida, pode-se programar outra viagem (viagens?) com ritmo mais lento, saboreando cada lugar com mais vagar. Os passeios em Roma em dois dias foram em ritmo “puxado”. Há que ter bom condicionamento físico e tênis confortável. O foco foi olhar as paisagens e arquitetura, intercalando as caminhadas com refeições e inumeráveis cafés. Na Itália também tem os maravilhosos sorvetes. Um museu aqui e uma igreja acolá proporcionaram imagens bonitas de serem apreciadas. Mas as artes em recintos fechados foram apreciadas com moderação.

Metrô: Para visitar Roma não vale a pena alugar carro. O trânsito é bagunçado que nem no Rio. O metrô tem duas linhas que atendem aos principais pontos turísticos. A passagem custa um euro e pode ser comprada com moedas ou notas em máquinas disponíveis nas estações. É aconselhável ficar em hotel perto de estação de metrô para facilitar os deslocamentos.

Alugar carro: Viajar de carro na região da Toscana é o melhor. Permite dirigir pelas pequenas estradas e explorar as inúmeras belas cidades da região. Aluguel de carro foi feito na Alamo diretamente na Internet. O site deles foi o mais funcional e definiu a contratação. Escolhemos a agência da estação de trens Termini. Solicitamos um veículo para cinco pessoas e quatro malas. Na hora, só couberam três malas. O carro oferecido era da categoria certa, mais tinha um porta-malas pequeno que não correspondia ao solicitado: não cabiam as quatro malas. Custou duas horas para resolver, mas a Alamo forneceu um veículo da categoria acima, que deu mais conforto aos passageiros e couberam as malas.

Trem: A melhor maneira de ir de Florença para Veneza é no trem. Leva 2 horas e meia. A compra dos bilhetes de trem de Florença para Veneza foram feitas no site da Trem de Itália. Você pode comprar na no site da RailEurope, mas sai mais caro. Compre no site da Ferrovie del Stato Italiane que é mais barato. Comprei na 1a classe. O vagão é mais amplo e tem bom espaço para bagagem. Se você vai de Florença para Veneza, que era meu caso, não esqueça que deve comprar o bilhete para a estação Veneza Santa Lucia. Há uma estação Mestre, cinco minutos antes da ilha de Veneza, que confunde até na hora de saltar. Preste atenção e salte certo.

Compras: O melhor para comprar na Itália são os artigos de couro. A combinação do design com a qualidade do couro e bom preço é imperdível. As bolsas de mulheres são belíssimas e justificam que elas se abasteçam de novidades. Claro que não preciso dizer isso ao público feminino. Impressionaram-me as bolsas da marca Furla. Desenhos variados, com qualidade e preços toleráveis, quer dizer, na faixa de 100 a 300 euros. Os mercados de rua também oferecem bons produtos sem marca, mas com bom preço. Não vale a pena comprar dos camelôs africanos que vendem cópias de Louis Vuitton a 40 euros. Se você diz que não quer, ele abaixa imediatamente para 20 euros. Nem sei até onde esse preço vai parar. A polícia está em cima. A toda hora passa malandro correndo com um saco de bolsas nas costas. Também é possível ver os policiais carregando o mesmo saco depois da apreensão. Os sapatos também entram na lista dos produtos de oportunidade. Camisetas na faixa de 10 euros servem para saciar aqueles que gostam de uma “lembrancinha”. Se você quer comprar um casaco de couro, pode achá-los a partir de 200 euros com bom desenho e couro de pelica.

18 thoughts on “Itália roteiro 10 dias: Roma, Siena, outras cidades menores da Toscana, Florença e Veneza”

  1. Puxa, eu gostei muito do blog! Estou com vontade de fazer um roteiro bem parecido, retirando talvez algumas cidades para passar um dia ou dois a mais em Roma para ir para Capri tb. Mas eu tinha muuuita vontade de fazer uma parte da viagem de carro para poder conhecer com calma a toscana. Como vocês fizeram para entregar o carro? Vcs entregaram em Florença? Pq de lá vcs partiram de trem pra Veneza, que é algo que eu tb qria fazer. Obrigada e parabéns pela a organização dos textos! As fotos estão ótimas! Respondendo: é realmente imperdível o passeio de carro pelas pequenas cidades da Toscana. Siena é a unanimidade nas recomendações para o turista na região. Contrate o carro para pegar em Roma e entregar em Florença. É procedimento comum junto as empresas de aluguel de carro. Boa viagem.

  2. Gostaria de fazer uma viagem à Roma, Veneza,Toscana. De 7 a 10 dias seria o suficiente. Posso obter um orçamento. É para julho

  3. Gostaria de viajar para a região da Toscana em Julho, gostaria de obter informações como: onde ficar, a temperatura ambiente,de quanto devo dispor, que passeios fazer. Penso em chegar em Roma, alugar um carro e seguir viagem. Obrigada

  4. Estou planejando ir a italia em julho, passar pelo menos 10 dias. vou para casa de uma prima e um amigo. minha prima mora perto de roma e meu amigo mora em pisa. quanto deveria levar? para eu ter pelo menos uma base. obrigado.

  5. Gostaria de receber custos para uma viagem nos moldes da descrita acima. No meu caso, poderia ser de 12 dias, para aproveitar co calma a Toscana. São 2 pessoas e o período será novembro de 2012. Obrigado.

  6. Vou para Italia em Novembro. Gostaria de saber se vale a pena alugar um carro para ir até Veneza? Passarei 12 dias com o seguinte roteiro: Roma, Florença,Siena, Bolonha e Veneza.

    Respondendo: Oi Elizabeth. Pelo seu roteiro, como termina em Bolonha, acho que é uma boa decisão usar o carro quando sair de Roma e entregá-lo em Bolonha. Em Roma, o metrô e ônibus resolvem. Eu pegaria um trem de Bolonha para Veneza. Boa viagem.

  7. Olá! Pretendo passar 10-12 dias na Itália com meu esposo em junho de 2013. É uma boa época? Quero muito ver aqueles campos floridos na região da Toscana. Outra pergunta é: começo por Roma e termino em Milão ou inverso?

    Respondendo: Fui em maio/junho de 2011 e estava muito bonito. Os campos são mais floridos na primavera, a partir de julho. Não consigo estabelecer uma melhor escolha para a cidade onde começar. Roma é boa opção para o início da viagem. Depois dela, visitam-se outras cidades para o norte. Mas, por que não, começar em Milão e descer?

  8. Oi. Quero ir para Itália no começo de dezembro deste ano. Como tenho a casa de uma amiga para ficar em Milão, estou tentando organizar um roteiro que aproveite essa vantagem. Pensei em ficar uns 3 ou 4 dias em Roma e subir em direção à Milão, parando em Florença e Toscana. Depois de chegar em Milão, passar um ou dois dias em Veneza e também no lago de Como. O que acha? Alguma dica?

    Respondendo: Oi Ariadne. Vai ser um passeio e tanto. Achei Milão muito urbano. Mas há sempre a Praça do Domo para nos impressionar. Infelizmente não tenho dicas. Fico no mais simples: Boa viagem!

  9. Já estou programando viagem p/ Itália em 09/14 com criança. Pretendo fazer Roma/Florença/Veneza e quem sabe Milão. Penso começar por Roma e subir. Não sei se volto de trem p/ Roma ou volto por Milão. O que é mais prático? E barato?

    Schirlei

    Respondendo: Começar em Roma e subir parece ser uma solução natural. A subida pode ser Roma, Florença e Milão. A descida passando por Veneza termina em Roma. É bom ter o carro até Milão. Veneza é boa pra chegar e sair de trem.

  10. Estou planejando uma viagem para Italia em maio. A ideia eh Roma, Florenca e Veneza.
    Como vou sozinha, nao pretendo alugar carro… Posso andar de trem entre as 3 cidades?

    Respondendo: Oi Pati. É uma boa opção. Para visitar essas três cidades, ir de trem entre elas funciona bem. Viajar pela Toscana de carro permitiria visitar as pequenas cidades com mais liberdade, mas você já escolheu três cidades que oferecem muita coisa pra curtir. Boa viagem!

  11. Vou fazer uma viagem Veneza- Siena – Roma em junho/2013.
    Qual a melhor forma de locomoção? Tem como ir de trem saindo de Veneza para Siena? e de Siena para Roma, qual a melhor forma?
    Por favor me dê uma ajuda. Obrigada.

    Respondendo: Oi Ana. Veneza-Roma de trem é boa pedida. Acho que tem trem para Siena, mas tem que verificar. Outra forma é você incluir Florença na viagem. Fica assim: Veneza-Florença de trem. Florença-Siena-Roma de carro. Boa viagem.

  12. Adorei!!! As perguntas e respostas. Meu sonho eh conhecer a Itália, Roma,Veneza
    E gostaria de uma idéia de valor. Claro lugares simples mais confortáveis, econômicos.
    Ficaria muito feliz em ter um estimado. Obrigada!!!

  13. Olá estou querendo ir para Italia e Paris em Dezembro passar uns 12 dias , mas não queria ir de excursão , qual seria o melhor roteiro ?

  14. Olá! irei para Itália em agosto, irei chegar em Veneza e pretendo ir para roma de caro tem alguma sugestão dos locais que não posso deixar de conhecer,?

  15. ….. BOM DIA …Estou indo pra Roma em maio ficar 3 dias para conhecer e depois vou direto pra SIENA, fazer um curso e ficar 7 dias na cidade e voltar ao Brasil gostaria de saber qual melhor opção de transporte de Roma para Siena, e quais melhores opçoes de hoteis mais em conta em Roma.. desde de já agradeço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *