Descrevo abaixo uma viagem de 10 dias que abrange praticamente toda Provence. O ritmo da viagem é puxado em virtude da quantidade de lugares visitados. O roteiro pode ser facilmente adaptado para atender a variações na duração da viagem e no número de cidades visitadas. Seguem as cidades a visitar em viagem de nove noites, com estadias em quatro hotéis:
– ficar em Aix en Provence: visitando Cassis.
– ficar em Avignon: visitando Arles, Saint-Rémy-de-Provence e Les Baux-de-Provence.
– ficar em Gordes: visitando Roussillon e Lourmarin. Estas cidades também podem ser visitadas a partir de Avignon.
– ficar em Moustiers-Sainte-Marie: visitando Gorges de Verdun e Lac de Saint Croix.
Detalhando:
A viagem típica pela Provence se destina a visitar suas belas cidades. A viagem de carro é a mais indicada por oferecer a flexibilidade de ir de uma para outra cidade no ritmo que se quiser, sem restrição de horário. Uma viagem de dez dias permite conhecer as principais cidades. O segredo é escolher as cidades “base”, a partir das quais serão feitos os passeios para visitar cidades vizinhas. Um bom critério é escolher as cidades de modo que os passeios fiquem a menos de uma hora de distância de carro.
Vindo do exterior diretamente para Provence, a maior cidade para se chegar é Marseille. Do aeroporto de Marseille para Aix en Provence são 30 minutos de carro. Aix é recomendação certa para visitar a região. Outra opção é vir de trem de Paris até Avignon e pegar o carro para circular na Provence. De Paris a Avignon é uma estirada de 680km. De trem dá pra vir tranquilo. De carro ou de trem, vale dar uma parada em Lyon, que fica no meio do caminho e é uma cidade linda, merecedora de uma visita.
Dá para fazer uma viagem de sete dias ficando em três hotéis em cidades diferentes, por exemplo: Aix en Provence, Avignon e Moustiers-Sainte-Marie. Aix en Provence é recomendada como primeira cidade a ser visitada por sua boa infraestrutura de hotéis e por ficar a apenas 30 minutos do aeroporto de Marseille. Isto é importante para quem está chegando de um longo voo do Brasil. Avignon é grande e bem localizada, servindo como “base” para visitar Arles, Saint Rémy, Baux de Provence, Gordes e Roussillon. Moustiers fica mais a leste da Provence. Sua beleza justifica ser visitada e tomar hotel na cidade.
A graça de uma viagem é escolher o que será visto. As sugestões que ofereço têm material para compor diversas formas de conhecer Provence. Se tiverem tempo depois, escrevam um comentário com suas impressões de viagem.
Olá!
Estamos indo para a Provence em abril, aproveitando preço promocional da Air France (Rio/Paris/Marseille).
Nosso roteiro programado: chegando em Marseille, partido direto para Aix-en-Provence. De lá, usando como 1ª cidade base, conhecendo os lugarejos ao redor. Próxima parada: Avignon. 5 dias para mais lugarejos da região, incluindo Arles, Nîmes, Orange e região dos vinhos…
Próxima parada: Bonnieux. De lá, day-tours para a região do Le Lubéron, mais 5 dias.
Partiremos para Nice, com uma parada de duas noites em Trigance. Já em Nice, day-tours para Mônaco e Cannes.
Finalmente retorno à Marseille, passando pelo litoral. De lá… que pena… retorno para casa no final de abril.
Aceito sugestões! temos 24 dias para nosso roteiro de férias!
Grande abraço!