Les Baux-de-Provence

Les Baux-de-Provence é cidade para ser visitadada junto com Avignon e Saint-Rémy-de-Provence. As três cidades estão bem próximas, (ver o mapa), permitindo ficar num hotel na área e visitar as outras de carro.

É cidade bonita de visitar. Les Baux-de-Provence é uma fortaleza encarrapitada no alto de uma montanha de pedra. É a versão verdadeira da cidade que vemos nos filmes onde fortalezas resistem no alto de rochedos aos invasores que chegam para atacá-la. O platô de 900m de comprimento por 200m de largura, onde fica a fortaleza e a cidade, foi um sítio seguro. Do alto da cidade é possível ver longe no horizonte da planície. Hoje, a terra lá embaixo é coberta de vinhedos. Na época dos romanos, era por ali que vinham os inimigos.

 baux-de-provence

Do lado de dentro da fortaleza, fica a cidade protegida.

 baux-de-provence

A rocha dá um tom austero à vila. O vento é forte todo o tempo. Um passeio pelas ruas da cidade mostra o cenário dominado por paredes de pedra.

 baux-de-provence

 baux-de-provence

O visconde Raymond de Turenne, que controlava o poder depois de se tornar tutor de sua sobrinha, Alix des Baux, era uma figura terrível. O Guia Michelino descreve assim: “A distração favorita deste agradável personagem era obrigar os prisioneiros a se jogarem do alto do paredão do Chateau de Baux: a hesitação e angústia dos pobre coitados, antes de serem lançados do precipício, lhe divertiam imensamente.” Que figura, hem?

No verão, os estacionamentos ficam cheios. É preciso parar na estrada que dá acesso à vila. Faltou uma foto geral da cidade. Da próxima vez, eu providencio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *