para lembrar de fazer antes de viajar

A lista abaixo são de tarefas menos importantes que devemos atentar antes de uma viagem. São pouco importantes, pelo menos, até dar problema e você perceber que esqueceu de cuidar do assunto.

Casa:

suspender entrega de jornais e revistas. Você não vai ler o jornal enquanto viaja. Além disso, a pilha de jornais na porta é uma boa mensagem para todos que você está fora. Suspenda a entrega do jornal e ganhe alguns dias a mais no prazo de validade de sua assinatura. Se sua viagem for para uma cidade no Estado do Rio, você pode pedir a transferência da assinatura. Por exemplo, continue recebendo seu O Globo na casa que alugou em Búzios para passar o verão…

desligar a corrente de certos aparelhos. Se houver um apagão com retorno lento da energia, isso pode danificar alguns equipamentos elétricos. Infelizmente, a geladeira não dá pra desligar, né?

Documentação:

passaporte não esqueça de checar a validade. Para os EUA, por exemplo, o passaporte deve ter validade maior que 6 meses que a data do fim da viagem.

seguro de viagem. Se você vai para a Europa, não esqueça de providenciar o seguro obrigatório exigido pelo tratado de Schengen. Deve ter uma cobertura de até 30.000 euros. Os cartões de crédito oferecem de graça, se você usá-los para comprar a passagem.

cópia dos documentos Digitalize o passaporte e cartões de credito e transporte-os em lugar – bolsa ou mala – diferente de onde você levará os originais. Em caso de perda, ajuda muito ter as informações à mão.

Dinheiro:

pagamentos na ausência. Esta é óbvia. Não esqueça de pagar antes ou programar os pagamentos que acontecerão em sua ausência.

aumentar o limite dos cartões de crédito. É bom verificar seu saldo para gastar e, eventualmente, solicitar o aumento do seu crédito. As viagens são momentos típicos em que gastamos mais o crédito estoura.

avisar a operadora do cartão de crédito que estará viajando. Os cartões internacionais pedem para você avisá-los para que país viaja e durante qual período. Isso facilita o controle de roubos e uso indevido do seu cartão. Qaundo aparecem pagamentos estranhos em outro país, as empresas têm bloqueado as compras de forma preventiva.

fazer hedge das despesas em dólares. Esta é sofisticada. Se você acha que o dólar pode variar muito de preço entre o momento em que você estará fazendo suas despesas no exterior e a hora que vai pagar a fatura, faça um hedge e se proteja das variações cambiais. Se você acha que vai gastar 2.000 dólares, compre esses mesmos dólares antes de viajar e garanta que o preço de sua viagem está fixado. Se você retornar e o dólar tiver subido muito, venda aqueles dólares que comprou antes e pague sua fatura do cartão sem sofrer. Você também pode optar por um fundo cambial (alguns são chamados de fundo de hedge cambial) como maneira de ter sua grana rendendo atrelada à variação do dólar.

Quem vai cuidar do cachorro?. Se você esquecer seu cão sozinho em casa, é melhor doá-lo a alguém que goste dele. Quem vai regar as plantas? Quem fica com a chave da casa para, se houver uma infiltração, o síndico poder entrar no seu imóvel para resolver o problema. Seu carro vai ficar parado muito tempo? É bom ter alguém que vai ligá-lo para não deixar a bateria ir embora.

One thought on “para lembrar de fazer antes de viajar”

  1. boas dicas. só faço uma correção quanto a data de validade do passaporte. estou viajando aos EUA daqui a 2 dias, em 15/09/2011 e meu passaporte tem validade até 26/12/2011 (MENOS de 6 meses) e o visto vai até 2013.
    A rigor já viajei em 19/05/2011 a Seattle e depois fui ao canadá, reentrando nos estados unidos em junho (passaporte com menos de 6 meses) e não houve qualquer problema.
    Não é necessário que tenha tal validade e estou viajando seguro disso. Caso não embarque, retorno aqui para comentar.

    Respondendo: Obrigado Ramon pelo comentário. Esta questão da validade do passaporte é estranha pois, afinal, o documento tem uma validade! Entendo que o outro país deve respeitar a validade atribuída por aquele que o emitiu. Mas a prática de tirar passaporte com antecedência existe. Minha empresa já chegou a providenciar passaporte novo para mim pois eu viajaria um dia antes de entrar no período de 6 meses. Abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *