Praia de São Francisco [Cabo Verde]

voltar ao índice Cabo Verde

Atualizamos fotos da praia de São Francisco, que fica a cerca de 30 minutos de Cidade de Praia, seguindo na direção da costa leste da Ilha de Santiago. A saída da cidade é a mesma que vai para o aeroporto, servida por uma estrada nova com quatro pistas. Depois, a estrada alterna trechos de paralelepípedos, com trechos de terra. Mas não há grande dificuldade para chegar. É só ir mais devagar e aproveitar a vista. Búzios, no Rio, era assim antigamente. A estrada de terra dava um certo charme e mantinha afastados os menos dispostos.

foto Polemikos

No caminho, passamos pelo vilarejo de São Francisco, bem simples, com o onipresente campo de futebol e casas em tijolos cinza. Uma casa de parede de pedra, parecendo abandonada, ficou bonita para uma foto.

foto Polemikos


A estrada chega a um vale com palmeiras que nos lembram que estamos na África. Parecem do tipo que esperaríamos encontrar em um oásis. Ao alto, aparecem as casas modernas de um condominio fechado que oferece uma centena de casas para os europeus comprarem e aproveitarem o calor do arquipélago.

foto Polemikos

Enfim chegamos a bonita praia de São Francisco, como é comum na Ilha de Santiago, delimitada pelos morros que chegam ao mar.

foto Polemikos

São Francisco tem vento constante e o mar é mais forte que em outras praias que visitamos na ilha. No seu lado esquerdo uma pedra interrompe a linha a areia e cria uma praia um pouco menor.

foto Polemikos

No canto da praia, no alto do rochedo, podemos apreciar o bonito litoral que se desenvolve na direção de Cidade de Praia.

foto Polemikos

No canto direito da praia, um restaurante oferece bebida e comida, sendo boa opção para quem quiser pegar um dia inteiro de praia em Cabo Verde. No canto esquerdo da foto, se vê a estrada subindo o morro. Este é o caminho para visitar outras praias mais ao norte.

foto Polemikos

Uma última vista de cima do morro oferece bela visão dessa praia ainda pouco explorada. Notem a casa que praticamente tem a Praia de São Francisco como privativa.

foto Polemikos

Para terminar, vejam uma vista aérea do litoral da praia de São Francisco. Não é Google Earth. É Polemikos Earth.

foto Polemikos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *