fotografando no frio

o problema da bateria

A bateria da câmera apresenta menor rendimento no frio. Ela acaba até três vezes mais rapidamente. Se você vai viajar com o objetivo de fazer fotos na neve, é aconselhável levar uma de reserva. É boa prática manter a câmera o maior tempo possível aquecida dentro do casaco, junto ao corpo. Só tive uma experiência de a câmera parar de trabalhar devido à baixa temperatura. Esse é o tipo de preocupação de quem faz das fotos o motivo do passeio.

Edimilson nos contou suaexperiência com uma Sony TX-5 (própria para neve, pois trabalha bem até menos 10ºC e é a prova d’agua – bastante útil se estiver nevando). A bateria durou o dia todo sem problemas (pelo menos 200 fotos). As pessoas que levaram outros modelos de câmeras Sony também não tiveram problemas.
Não esqueça de recarregar a bateria assim que chegar ao hotel. Se sua bateria já tiver algum tempo de uso, recomendo levar uma reserva só por garantia.

o fundo branco brilhante

Fotos de paisagens na neve ou com neve ao fundo apresentam uma dificuldade: a grande quantidade de luz refletida pela superfície branca da neve. Fotos de pessoas com a neve ao fundo correm o risco de se transformarem em fotos de siluetas. As câmeras atuais fazem leitura distribuída da luz pela área da foto, diminuindo a chance de gerar fotos com a imagem das pessoas no primeiro plano escurecidos. Como as câmeras digitais apresentam a previsão da imagem na tela, vale sempre chegar se o que seu cérebro gostaria de ver é o que você está produzindo em sua foto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *