Cusco [Peru] os Incas

ver lista de artigos sobre Cusco e Machu Picchu

Algumas curiosidades sobre os Incas

Cultivavam a cocaína, mas, antecipando a legislação atual, proibiam seu uso, que era autorizado apenas aos mensageiros dos correios da época que corriam extenuados e precisavam de uma injeção de ânimo em suas carreiras.

Desenvolveram a batata, alimento calórico resistente que podia ser plantado do nível do mar a grandes altitudes. A batata foi levada para a Europa e salvou os ingleses da fome.

Os Incas não desenvolveram a escrita. Por isso, muito da sua cultura se perdeu e ficou envolta em mistério. Sua linguagem fonética diz muito de sua cultura. Por exemplo, por serem não militaristas, uma mesma palavra significava “militar” e “inimigo”. Por outro lado, havia grande quantidade de palavras para representar os diferentes estágios de embriaguez.

O sol era a grande santidade. Afinal, era o responsável pelo conforto do calor, muito importante numa região alta e fria. O sol também definia o regime da agricultura. O dia 21 de junho era a data mais importante do ano. Era o solstício de inverno, quando o sol mais se inclinava em sua trajetória durante o dia. E se ele continuasse indefinidamente a se afastar do alto do céu? Os sacerdotes controlavam seus movimentos e tentavam prendê-lo com construções de pedra que registravam esse santo dia. Por garantia, lindas virgens eram sacrificadas para manter satisfeito o poderoso deus. Imaginem a alegria da moçada quando o sol voltava a passar mais alto no céu nos dias que se seguiam ao 21 de junho?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *